ALMEIDA, Maria Elisabeth Bianconcini. Gestão e tecnologias na escola. Gestão Escolar e Tecnologias. Formação de Gestores para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. Boletim 2002
A autora aborda que a introdução das TICs na educação visavam atender às atividades administrativas, agilizando o controle e a gestão técnica. Posteriormente, ao adentrar no ensino e na aprendizagem, como atividades adicionais, vieram através de aulas de informática e projetos extraclasses. Com o advento da internet, destacou-se o acesso e expansão das informações atualizadas e criação de comunidades colaborativas que privilegiavam a comunicação, dando início ao ensino e à aprendizagem em um processo colaborativo onde havia troca de informações e experiências entre professores e alunos e outras pessoas do ambiente escolar.
“É necessário o emprego de todos os recursos disponíveis para a criação de comunidades colaborativas”, afirma a autora. Estas comunidades poderão ajudar ao educador a identificar e analisar os problemas de sua escola, sociedade, bem como buscando nestes ambientes soluções para estes problemas. Um fluxo de informações e troca de experiências, dando suporte para a tomada de decisão, atividades colaborativas, desenvolvimento de projetos inovadores e representação do conhecimento adquirido pelos alunos.
Essa evolução destacou a importância da incorporação das TIC à prática pedagógica e ao contexto da sala de aula, envolvendo os gestores neste processo. Ambientes virtuais colaborativos possibilitam a troca de informações e experiências, discussão de problemas de interesses comuns ajudando na construção de soluções para sobrepuja-los.
Citações principais do texto:
“A incorporação das TIC na escola vem se concretizando com maior frequência nas situações em que diretores e comunidade escolar se envolvem nas atividades como sujeitos do trabalho em realização, uma vez que o sucesso desta incorporação está diretamente relacionado com a mobilização de todo o pessoal escolar, cujo apoio e compromisso para com as mudanças envolvidas nesse processo não se limitam ao âmbito estritamente pedagógico da sala de aula.” Pg. 04.
“Desta forma, a incorporação das TIC na escola e na prática pedagógica não mais se limita à formação dos professores, mas se volta também para a preparação de dirigentes escolares e seus colaboradores...” Pg. 05.
“Tais ambientes virtuais, denominados também de redes colaborativas de aprendizagem, permitem aos participantes trocar informações e respectivas experiências, estimular a discussão de problemáticas e temas de interesses comuns, incentivar o desenvolvimento de atividades colaborativas para compreender seus problemas e encontrar alternativas para enfrenta-los e sobrepuja-los.” Pg. 06.
“Cada participante do ambiente compartilha valores, motivações, hábitos e práticas; torna-se receptor e emissor de informações, leitor, escritor e comunicador.” Pg. 07.
Comentários:
É muito importante destacar a grande oportunidade que temos ao usar TIC na ambiente escolar. Podemos ter resultados muito significativos quando criamos ambientes colaborativos que discutem assuntos relacionados à comunidade escolar. Ao se trocar experiências e conhecimentos adquiridos vemos a possibilidade de encontrar soluções para os problemas existentes. O papel do gestor é muito significativo neste processo, pois é possível catalisar a eficiência dos resultados quando se emprega TIC como instrumento participante do aprender.
Questionamentos:
Fazer entender a necessidade das TIC dentro de uma comunidade escolar é um dos grandes desafios encontrados quando tratamos de uma escola que está dando os primeiros passos rumo à tecnologia. O papel do gestor é de fundamental importância para se direcionar a um caminho de sucesso no emprego das TIC em ambiente colaborativo escolar.
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