quinta-feira, 4 de julho de 2013

Funções e Papéis da Tecnologia

VIEIRA, A . Funções e Papéis da Tecnologia. São Paulo, PUC-SP, 2004.

O autor aborda que em atividades de programação de rotinas e processos; de organização, registro, acesso e manipulação de informações; de simulação de experimentos relacionados com ciências naturais e sociais; e de acesso à base de dados através da internet, a tecnologia pode fornecer vários benefícios. É necessário que o professor domine os conceitos e as práticas relacionadas com a tecnologia em seu ambiente pedagógico e no seu cotidiano escolar. O conceito de dado é estruturado como um conjunto de fatos distintos e objetivos relativos a eventos, e a informação é como uma mensagem que contém um emitente e um emissor e cujo objetivo é interpretação de algo de acordo. O receptor precisa aceitar a mensagem e perceber um significado. Neste processo de transformação de dado para informação destaca-se a importância de entender a finalidade contextual do dado, conhecer as unidades de análise ou sua essência, analisar matematicamente os dados quando necessário, corrigir ou eliminar dados incorretos e condensar dados agrupando-os e organizando-os. Apesar de a computação ser um grande aliado neste processo de transformação, ainda cabe às pessoas a contextualização, a categorização, o cálculo e a condensação dos dados.
O autor afirma que o conhecimento tem caráter humano e é bem mais rico do que os dados e as informações, pois para se produzir conhecimento é necessário que haja mentes que trabalhem incorporando novas experiências e informações. A transformação de informação em conhecimento só é realizada com a interferência da mente humana e exige: comparação de uma determinada situação observando uma determinada evolução e comparando-as a outras situações; verificar qual a utilidade dessas informações na tomada de decisão; levantamento do que as novas informações se relacionam com as existentes; e verificar o que outras pessoas percebem da informação.
O autor aborda o estudo e a análise de suas rotinas como sendo uma segunda forma de se conseguir conhecimento aplicado nas escolas, ou seja a transferência de conhecimento aplicado, experiência, possibilita o aprendizado de algo relevante incorporado às escolas. Um ambiente informatizado, para gerenciamento de dados e informações, exige bom senso, sendo necessário observar alguns pontos importantes no processo de escolha dos projetos. É necessário começar pela organização, elencando por relevância as informações, iniciar com um projeto piloto com limites bem determinados, abordar múltiplas frentes simultaneamente, não adiar estudos dos aspectos problemáticos e conquistar o envolvimento de toda a organização. É fundamental uma cultura de colaboração para se criar um ambiente informatizado para gestão do conhecimento, pois é exigido troca de informações e o isolamento é prejudicial neste processo.
Pensar a organização como um sistema, construção de grupos que aprendem com a prática, desenvolvimento pessoal, cultura organizacional e pouca hierarquização com mais auto-organização são considerações importantes para se enfrentar o problema do isolamento. Em um processo de implementação de novas tecnologias é mister considerar os seguintes pontos e fases: Alinhamento – Visão, desenho e operação do sistema alinhados com os objetivos da escola; Comprometimento – Alto comprometimento e apoio da liderança, desenho de sistema que facilite as rotinas da escola, boa aceitação do sistema pelos usuários; Domínio – Adequação do sistema com suas funções, desenho que facilite o domínio do sistema, e efetivo domínio do sistema.
Ao obtermos os dados e quando se tem um objetivo de análise visando a construção de conhecimento, notamos que a presença da mente humana é fator fundamental para que se obtenha sucesso neste processo. Uma maior clareza e coesão da equipe devem estar presentes ao analisarmos os objetivos pretendidos pela escola. Uma nova cultura é estabelecida quando se implanta um novo sistema ocorrendo uma interação desta cultura com a já existente.

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